top of page
________________________________________
     Mensagem do Diretor de Curso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

____________________________________________________

 

      Mensagem do Presidente da Comissão Organizadora

 

O modelo de sociedade atual está assente numa perspetiva de melhoria contínua das condições de vida e dos níveis de conforto. Com a produção de novos materiais e equipamentos resultantes do desenvolvimento tecnológico e científico, e com a sociedade a orientar-se por valores consumistas, o equilíbrio que se impõe que exista entre o ser humano e o planeta Terra entrou em rutura. Atualmente nenhum modelo de desenvolvimento conseguirá ser aceite sem que haja uma interligação entre quatro conceitos fundamentais: ambiente, sociedade, economia e tecnologia. Compete aos engenheiros a procura incessante de novas soluções tecnológicas ambientalmente mais eficientes e economicamente mais rentáveis que estejam em harmonia com a evolução dos valores culturais e as exigências dos padrões de qualidade de vida da sociedade contemporânea. A consciencialização ambiental vem-se processando a vários níveis, nomeadamente no que toca à preocupação com a economia de recursos, sobretudo hídricos e energéticos e esta será a grande tendência do século XXI, particularmente com a chegada ao consumo de gerações culturalmente orientadas para condicionar as suas aquisições a determinados valores, entre os quais a eficiência ambiental será certamente um dos mais enfatizados. Caminhamos assim na direção de um objetivo comum, o desenvolvimento sustentável. Neste contexto, é imperativo que as gerações mais jovens assumam uma atitude proactiva e orientem os seus projetos para uma dinâmica empreendedora.

 

 

É com muito empenho, responsabilidade e contentamento que os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da FEUP estão a organizar a 3ª Edição do Fórum do Ambiente. Este evento contará com a participação de especialistas reconhecidos nas diferentes áreas de intervenção da Engenharia do Ambiente e pretende-se promover a divulgação, o debate e a reflexão em torno dos problemas ambientais, gestão ambiental, novas tecnologias, investigação e desafios para o futuro. Simultaneamente, pretende-se que este evento seja, uma vez mais, um ponto de encontro entre as empresas operadoras, os profissionais do setor, o ensino e investigação e as instituições administrativas e reguladoras ligadas ao setor ambiental. A Comissão Organizadora compromete-se sempre a manter os padrões de qualidade das edições anteriores do Fórum do Ambiente, com o objetivo de melhoria contínua, de modo a corresponder às expetativas dos participantes.

 

 

                Pela Comissão Organizadora,

 

 

 

 

 

                António Vilanova

               

                Presidente da Comissão Organizadora, aluno do 5º Ano do MIEA da FEUP.

 

 

ENGENHARIA DO AMBIENTE:

DESAFIOS PARA O FUTURO

ENERGIA:

EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E O MERCADO DAS ENERGIAS RENOVÁVEIS

SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL E POLÍTICAS AMBIENTAIS NO CONTEXTO EMPRESARIAL

ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, TECNOLOGIAS E SISTEMAS DE TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS E ÁGUAS RESIDUAIS

AUDITÓRIO DA FEUP

 

INSCRIÇÕES ABERTAS

ATÉ 15 DE OUTUBRO

A terceira edição do Fórum do Ambiente, que terá lugar no próximo dia 16 de outubro, é uma iniciativa dos estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia do Ambiente da FEUP que conta com todo o apoio da Direção do Ciclo de Estudos. Este é um momento de divulgação, debate e reflexão sobre temas atuais em várias vertentes da Engenharia do Ambiente.

 

Apela-se à participação de todos os estudantes e profissionais ligados ao ambiente.

 

 

Professor Manuel Fernando Ribeiro Pereira

Director do MIEA

bottom of page